Passos para emitir o AVCB

Se você possui um estabelecimento comercial ou é síndico de um prédio residencial, mais cedo ou mais tarde vai precisar emitir ou renovar o AVCB do edifício, mas muitas pessoas não sabem por onde começar e, por este motivo resolvemos escrever este artigo com a intenção de ajudar.

Vamos tratar aqui apenas edifícios acima de 750m² de área total construída, para edificações menores trataremos em outro artigo.

Emitir AVCB: Para edificações que não tem ou nunca teve AVCB, o primeiro passo é elaborar um projeto de prevenção e combate à incêndio, este projeto deve ser desenvolvido por um profissional habilitado, depois encaminhado ao serviço de segurança contra incêndio para ser analisado e aprovado.

Após ter o projeto de prevenção e combate à incêndio aprovado, o segundo passo é executar a instalação de todas as medidas de segurança apontada no projeto técnico. É importante contratar uma empresa especializada para realizar o serviço, somente dessa forma você vai ter certeza que todos os equipamentos estão instalados corretamente e receberá uma ART de instalação.

Depois do projeto aprovado e instalado, o terceiro passo é solicitar a vistoria do corpo de bombeiros. Muita atenção pois nesta etapa poderá ser exigido alguns laudos como:

  • SPDA – Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica (para ráio);
  • Inspeção das Instalações Elétricas;
  • Estanqueidade na Rede de Gás;
  • CMAR – Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento;
  • E outros quando solicitados pelo Serviço de Segurança Contra Incêndio.

Nesta terceira etapa o vistoriador irá comparecer na edificação para checar se todas as medidas de segurança estão instaladas e, após identificar a regularidade das instalações conforme legislação, irá emitir o AVCB.

Se você leu este artigo e ainda quer saber mais, no lado superior direito do blog possui um espaço para você nos enviar suas dúvidas.

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