Projeto contra incêndio e Panico - requisito para indústrias - imagem principal

Projeto Contra Incêndio e Pânico: Requisitos Para Indústrias

Projeto Contra Incêndio e Pânico: como saber quais medidas de segurança são exigidas para indústrias.

Projeto Contra Incêndio e Pânico deve seguir as legislações Estaduais e tem que atender uma série de requisitos. Todos esses requisitos estão listados no Código de Segurança Contra Incêndio e detalhado nas Instruções Técnicas do Copo de Bombeiros.

Neste artigo vamos explanar sobre como o projeto contra incêndio e pânico das industrias são classificados e quais são as medidas de segurança que deve ser implantado.

Basicamente são duas etapas,  a primeira é para classificar o risco e a segunda para determinar as medidas de segurança.

Classificação de risco de incêndio das indústrias

Para saber em qual classe de risco uma determina indústria se enquadra basta verificar a tabela 1 do Decreto Estadual 56819/2011 do Estado de São Paulo. É nessa tabela que está a lista de todo tipo de edificação, inclusive as indústrias.

A indústria pertence ao grupo I e tem como subgrupos I-1, I-2 e I-3 . Para classificar os subgrupos é preciso conhecer a carga de incêndio instalada na edificação. Caso não saiba qual a carga de incêndio instalada, o subgrupo de ser determinado pela atividade industrial exercida.

projeto contra incêndio e pânico - imagem da tabela 1 do código de segurança contra incêndio do corpo de bombeiros

 

Medidas de segurança contra incêndio necessária para indústrias

Encontrar quais são as medidas de segurança para uma indústria não é complexo. Basta ter em mãos o Código de Segurança Contra Incêndio do Estado de São Paulo e consultar as tabelas 6I.1 e 6I.2.

A tabela 6I.1 indica as medidas necessárias para indústrias do subgrupo 1 e 2 que são quelas com baixa e média carga de incêndio respectivamente. Já a tabela 6I.2 determina as medidas para indústrias com alta garga de incêndio.

Após classificar o subgrupo da industria, basta consultar a tabela correspondente e determinar quais serão as medidas de segurança que deverá ser implantada.

Projeto contra incêndio e pânico - yabela do código de segurança

 

projeto contra incêndio e pânico - imagem do decreto estadual

 

Analisando a tabela acima é possível verificar que a primeira coluna refere-se as medidas de segurança contra incêndio. As demais colunas é para definir as medidas de acordo com a altura da edificação. Vale lembrar que essa altura não é o pé direito e sim a altura entre piso.

Onde está sinalizado com “x” significa que deve ser instalado a medida de segurança exigida, já onde está com o traço “-” não é necessário.

Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico: conclusão sobre o artigo

Este foi um artigo bem básico apenas para explicar como se da inicio a um projeto de prevenção contra incêndio e pânico de uma indústria.

Esses conceitos são importantes para determinar corretamente as medidas, manter a indústria segura e dentro da legislação vigente.

Se você está lendo este artigo mas não está no Estado de São Paulo não se preocupe. Grande parte das legislações de outros Estados brasileiro tomam como base as leis do Estado de SP. Mas é importante entrar em contato com o Serviço de Segurança Contra Incêndio de sua região para confirmar se as medidas são as mesmas.

Comments

comments