Projeto de incêndio, pra que isso?

Muitas pessoas nos perguntam pra que serve um projeto de prevenção contra incêndio, há quem diga que nem sabia que precisava disso, pois é! nós diríamos que um sistema de segurança contra incêndio é como o seguro de um carro, você paga, mas nunca quer usar. E aí surgem algumas perguntas como, por que você investe num seguro pra proteger o carro contra roubos e danos?. Muitas pessoas pagam o seguro há anos e nunca usou pra nada e, por que você não investe em um sistema contra incêndio pra proteger o patrimônio e a vidas das pessoas?.

Bom, se você puder responder essas perguntas nos comentários nós ficaremos muito agradecidos porque nunca encontramos respostas claras e objetivas.

O projeto de incêndio serve para indicar os locais onde vai ficar a iluminação de emergência, extintores, hidrantes, detectores de fumaça, sinalização de rota de fuga e, o mais importante, o projeto de incêndio serve para definir proteções passivas em caso de incêndio. Tudo isso é feito atendendo normas e legislações que são embasadas com ciência.

A proteção passiva são medidas construtivas que servem para compartimentar o foco de incêndio contribuindo para a não propagação do fogo. Por exemplo; o controle da fumaça e as paredes corta fogo. Dentre elas estão as rotas de fuga e as escadas e saídas de emergência que contribuem para evacuação das pessoas.

A execução correta das instalações das medidas de segurança contra incêndio apontadas no projeto e a manutenção dos equipamentos é algo muito importante, porque não é o AVCB que vai salvar vidas e proteger o patrimônio e sim, o correto funcionamento de todo o sistema contra incêndio.

Segurança contra incêndio é algo serio, antes prevenir do que remediar porque os danos e custo da perca de um patrimônio é muito maior do que um projeto de prevenção contra incêndio e a manutenção dos equipamentos. A perca de vidas é sem dúvida algo que não tem remédio pra curar a dor.

Compartilhe este artigo para conscientizar as pessoas da importância de elaborar um projeto de prevenção de incêndio.

Comments

comments