Projeto de Incêndio

Projeto de Incêndio

Projeto de Incêndio é um termo popularmente conhecido entre engenheiros, arquitetos e empresários. O nome técnico é Projeto de Prevenção e Combate à Incêndio.

O Projeto de combate à Incêndio é um conjunto de documentos elaborado por um profissional habilitado pelo CREA. Esse conjunto de documentação contém plantas, calculo populacional, calculo hidráulico e ART.

O Projeto de Incêndio deve ser elaborado antes da construção da obra e, logo após o projeto arquitetônico ser finalizado.

O Projeto pode ser desenvolvido em paralelo aos complementares como; estrutural, elétrico e hidrossanitário.

Projeto de Incêndio: novas edificações

De acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio, toda edificação precisa estar protegida e possuir AVCB, com exceção das residencias unifamiliares. O Corpo de Bombeiros disponibiliza todas as legislações em seu site.

Para obter o AVCB, em algumas edificações o bombeiro exige um Projeto Técnico aprovado.

No Estado de São Paulo é obrigatório ter o Projeto de Incêndio em edificações acima de 750m², locais de reunião de publico com mais de 250 pessoas e, categorias especiais como locais de armazenamento de explosivos.

Projeto de Incêndio: edificação existente

As edificações existentes que não possuem Projeto de combate a incêndio aprovado pelo bombeiro devem se regularizar, com o objetivo de atender a legislação vigente e evitar transtornos e multas.

Para as edificações existentes que comprove a sua antiguidade, é permitido o enquadramento na Instrução Técnica n° 43. A comprovação precisar ser por algum documento oficial (planta de prefeitura, IPTU, etc).

O processo de regularização das edificações existentes se divide em três etapas, sendo a primeira etapa a elaboração do Projeto de Incêndio, em seguida  será a etapa de implementação do projeto e, por ultimo será a elaboração das documentações e o pedido de vistoria do bombeiro.

Projeto de Incêndio: elaboração e aprovação

Ao elaborar o Projeto de combate à Incêndio é necessário ter o projeto arquitetônico do local. Caso o projeto arquitetônico esteja desatualizado é preciso fazer as devidas atualizações da planta, depois dessas atualizações se incia o Projeto de Incêndio.

Após o Projeto ser elaborado ele é enviado ao Serviço de Segurança Contra Incêndio onde passará por uma analise e será aprovado caso esteja tudo em ordem.

Se durante a análise do Projeto de Incêndio o Analisador identificar alguma irregularidade, ele emitirá um comunicado solicitando ajustes. O Responsável Técnico deverá providenciar as correções conforme o comunicado e, submeter a uma nova análise.

No Estado de São Paulo o tempo de análise do Corpo de Bombeiros é de no máximo 30 dias corridos, porém na prática esse número tem sido bem menor, chegando em 20 dias.

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo está com um projeto de melhoria para minimizar ainda mais o tempo de análise dos projetos de combata a incêndio. A ideia é informatizar todo o processo, tornando as plantas e o processo 100% digital. Com isso o tempo de análise poderá ser de até 7 dias corridos.

Projeto de Incêndio: FAT Bombeiro, alteração em projetos existentes

O FAT Bombeiro é um procedimento feito quando é necessário alterar alguma coisa no projeto de incêndio existente.

É possível fazer pequenas alterações como por exemplo: correção de erros em nomes, pequenas ampliações da área da edificação, mudança interna de leiaute, mobiliários e paredes, inclusão de novas medidas de segurança contra incêndio e as built.

Ao fazer o FAT  é preciso estar atento pois grandes alterações pode implicar em substituição do projeto. Quem define se o projeto deve ser substituído é o Bombeiro analisador do formulário de atendimento técnico.

Imagem do projeto de incêndio da empresa WHL Engenharia, uma empresa especializada em projeto de incêndio para galpão, projeto de incêndio para condomínio, projeto de incêndio para escola, projeto de incendio para igreja, projeto de incêndio para hospitais, projeto de incendio para restaurante, projeto de incendio para empresas, e projeto de incêndio para indústrias e comércio em geral.

Projeto de Incêndio desenvolvido pela WHL Engenharia