Nas indústrias, infelizmente, a ocorrência de incêndios é um risco iminente. Isso porque o ambiente industrial conta com diferentes fatores que podem dar início às chamas. Máquinas, complexas instalações elétricas, líquidos inflamáveis e materiais de fácil combustão, como madeira, plástico e óleos, por exemplo, são constantemente vistos nesses ambientes de trabalho. Mas você sabe como prevenir incêndios na indústria? Acompanhe.
Quais são as principais causas de incêndio no ambiente industrial?

É possível prevenir a ocorrência de incêndios na indústria. Foto: Pexels
A depender do tipo de indústria, a ocorrência de emergências com fogo pode ser um risco constante. Em alguns desses locais, afinal, é possível encontrar diversos itens e fatores que podem dar início às chamas. Normalmente, o incêndio começa por um descuido ou falha humana, mas em grandes indústrias, o controle pode ser um trabalho bastante complicado de ser feito.
Os principais causadores de incêndio na indústria são:
– Problemas nas instalações elétricas, como sobrecarga, curtos ou superaquecimento;
– Utilização inadequada de gases e líquidos inflamáveis;
– Produção de faísca sem os devidos cuidados;
– Superaquecimento de equipamentos ou máquinas;
– Reações químicas sem o controle adequado;
– Acúmulo de resíduos.
Como prevenir incêndios na indústria?
Agora que você já sabe quais são as principais causas de incêndio no ambiente industrial, é hora de saber como prevenir a ocorrência de incêndios na indústria, independentemente do porte da empresa ou da atividade que é exercida no local. Afinal de contas, a prevenção é sempre a melhor medida contra incêndio, já que o fogo pode causar danos irreparáveis, além de ter um poder destruidor rápido e potente. Vale ressaltar ainda que a sensação de trabalhar em um ambiente de trabalho seguro garante mais produtividade, segundo pesquisas.
Em primeiro lugar, é essencial realizar treinamentos com os funcionários fixos e/ou com a brigada de incêndio, equipe formada por pessoas em boas condições de saúde, sem dificuldade de locomoção e com condições de agir em casos de emergência. A brigada pode ser formada por pessoas que estão sempre no ambiente, como funcionários, ou por pessoas que são exclusivamente contratadas para isso.
Outro ponto que deve ser observado é em relação à manutenção preventiva dos equipamentos que fazem parte do sistema de incêndio. Todos os itens devem ser vistoriados de tempos em tempos, a fim de garantir seu pleno funcionamento. Isso vale para extintores, hidrantes, alarmes, sinalizadores, sistema de pressurização de escada e portas corta-fogo, por exemplo. Vale lembrar que a vistoria deve ser feita por profissionais qualificados, já que pequenas avarias aparentemente sem importância são capazes de comprometer a ação de combate durante uma emergência.
Além dessas ações, é preciso que haja muito cuidado na utilização de gases e líquidos inflamáveis, respeitando todas as medidas de segurança, e atenção às instalações elétricas, que devem estar em boas condições e em hipótese alguma podem ser sobrecarregadas. Também é essencial produzir faísca adotando medidas de prevenção (é o caso das indústrias que trabalham com solda) e ter atenção às reações químicas, que também podem causar combustão.
Projeto de incêndio para evitar grandes perdas

Tenha um projeto de segurança e garanta a integridade de funcionários e clientes. Foto: Pixabay
Ter um projeto de incêndio desenvolvido por profissionais qualificados evita que a indústria tenha grandes perdas materiais ou pessoais. Por isso, não se deve negligenciar isso. O projeto de incêndio prevê desde a distribuição e os tipos de equipamentos até as rotas de fuga, que também devem ser eficientes para garantir a evacuação segura da edificação.
A WHL Engenharia atua na região de Campinas, na Grande São Paulo e em outros estados. Há mais de cinco anos no mercado, a empresa conta com uma equipe profissional devidamente qualificada e experiente para a prestação de serviços em segurança contra incêndio. Entre em contato com a WHL e solicite um orçamento sem compromisso.