Essencial para garantir a segurança da edificação e principalmente das pessoas que circulam por ela, o projeto de prevenção e combate a incêndio deve ser feito por profissionais qualificados, já que incêndio é assunto sério e merece atenção especial. A elaboração e aprovação do projeto começa ainda durante a construção do prédio, quando são definidas as suas características, e segue até mesmo depois do estabelecimento estar em pleno funcionamento das atividades previstas.
Projeto de prevenção e combate a incêndio: introdução

O projeto garante a segurança da edificação e das pessoas. Foto: Anna Shvets/Pexels
O projeto de prevenção e combate a incêndio é um documento amplo e detalhado sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas por uma edificação, desde o momento de sua construção. Esse planejamento tem o objetivo de prevenir o início das chamas, mas também de avisar os ocupantes do prédio caso isso seja inevitável e ainda de combater o fogo e evitar que ele se alastre, além de garantir a evacuação segura do local.
O Corpo de Bombeiros é a instituição responsável por fiscalizar as edificações e a correta aplicação das normas. Por isso, o projeto é uma exigência da corporação para a emissão ou renovação do Auto de Vistoria (AVCB). Ele é essencial, portanto, para que o local possa exercer as atividades previstas. Com o passar do tempo, as leis sobre o assunto evoluíram. Até os anos 1980, por exemplo, o projeto de prevenção e combate a incêndio precisava apenas de sinalização, extintores e hidrantes. Hoje, no entanto, as normas técnicas são mais abrangentes.
Elaboração e aprovação: como funciona?
Graças à evolução das normas e leis que versam sobre segurança contra incêndio, cada vez mais as autoridades estão voltando seus olhos para o assunto. Por isso, a elaboração e aprovação do sistema de prevenção e combate a incêndio é um serviço para profissionais qualificados e experientes. Além de desenvolverem um projeto eficiente, eles também são habilitados para realizar vistorias e manutenções preventivas, indispensáveis para o correto funcionamento do sistema.
A elaboração começa ainda na construção da edificação, já que deve levar em conta as características do local, como o tamanho, a ocupação máxima e o risco de incêndio, de acordo com o tipo de atividade que será desenvolvida no local. O projeto de prevenção e combate a incêndio prevê todas as possibilidades de emergência envolvendo as chamas e tem a missão de evitar perdas irreparáveis e até mesmo grandes tragédias.
Já a aprovação, processo que também deve ser feito por uma equipe profissional, está ligada diretamente à vistoria do Corpo de Bombeiros, que vai ao local para conferir se tudo está em conformidade com a legislação vigente e com as normas técnicas necessárias para garantir a segurança do prédio e das pessoas que circulam por ele. Por isso, a contratação de uma empresa especialidade em segurança contra incêndio é indispensável, independentemente do tamanho da construção.
O projeto de prevenção e combate a incêndio precisa de laudos técnicos?

A aprovação do projeto depende de laudos técnicos. Foto: Pixabay
Sim. A emissão de laudos e ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica) é um procedimento indispensável para a aprovação do projeto. Depois de definir quais serão os equipamentos e dispositivos que farão parte do sistema e acompanhar a instalação, o responsável técnico pelo projeto de prevenção e combate a incêndio deve atestar que tudo foi feito de acordo com as normas e exigências do Corpo de Bombeiros. Para isso, ele emite os lautos e ARTs necessários e faz o envio para a corporação analisar. Somente depois desse procedimento é que será agendada a vistoria dos bombeiros para emissão do AVCB.
Na região de Campinas, incluindo cidades como Sumaré, Americana, Hortolândia e Paulínia, por exemplo, existe a WHL Engenharia, empresa com experiência em projetos de prevenção e combate para diferentes tipos de edificação, como as que abrigam indústrias, condomínios e shoppings, por exemplo. A WHL também atende a Grande São Paulo e outras regiões do país. Entre em contato para saber mais: whlengenharia.com.br/contato/