Toda edificação deve seguir as normas de prevenção e combate a incêndios estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. No caso de construções maiores, um documento obrigatório atesta a segurança do local: o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A legislação é bastante específica e, por isso, o tema ainda causa muitas dúvidas. A solução para que tudo esteja dentro das normas e legislações vigentes é a contratação de uma empresa especializada para a prestação do serviço de assessoria para emissão ou renovação do AVCB. Dessa forma, além de evitar sanções como multas ou até a interdição do prédio, os responsáveis por shoppings, indústrias, condomínios e outros estabelecimentos previnem grandes tragédias e prejuízos irreparáveis.
O que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros?

Emissão ou renovação de AVCB. Foto: Pixabay
Uma das medidas indispensáveis para que uma edificação funcione legalmente é o cumprimento de normas e leis que tratam da segurança contra incêndios. Shoppings, indústrias, condomínios residenciais ou corporativos, hotéis, escolas, igrejas e outros tipos de construção por onde diariamente circulam pessoas merecem uma atenção especial, já que precisam preservar essas vidas.
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento obrigatório e temporário que atesta a segurança de construções com mais de 750 m² de área construída e concentração de público acima de 250 pessoas, mais de 12 metros de altura ou três andares, edificações que precisam de sistema fixo de hidrantes (independentemente do tamanho) e locais que precisam de proteção da estrutura.
O documento é emitido pelas autoridades do Corpo de Bombeiros após a realização de uma vistoria completa para avaliação do projeto de prevenção e combate às chamas a partir de critérios técnicos e se ele foi executado adequadamente. A emissão ou renovação do AVCB é importante principalmente porque tem a missão de preservar a vida de moradores, colaboradores, prestadores de serviço, hóspedes e outros frequentadores.
Como solicitar a emissão ou renovação do AVCB?

Emitir e renovar o AVCB são processos diferentes. Foto: Pixabay
A emissão ou renovação do AVCB é um trabalho para profissionais devidamente qualificados e certificados. Por isso, em primeiro lugar, é indispensável a contratação de uma empresa especializada em segurança contra incêndio para que todo o processo seja feito de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros, evitando que o projeto não seja aprovado. É importante lembrar que gastos com prevenção e combate ao fogo devem ser considerados como investimentos. As chamas são capazes de causar danos muitas vezes irreversíveis.
Emitir e renovar o AVCB são processos diferentes. Na verdade, a renovação é um pouco mais simples que a emissão. Isso porque, para emitir o documento pela primeira vez, é preciso desenvolver e executar o projeto de prevenção e combate a incêndios (PPCI), o que é mais trabalhoso e, portanto, leva mais tempo. Depois de realizar visitas técnicas, os profissionais emitem laudos e ARTs e só então solicitam a visita do Corpo de Bombeiros para avaliação do projeto e das instalações. Em alguns casos, é preciso realizar ainda algumas adequações e solicitar uma nova vistoria.
Resumidamente, portanto, para garantir que o projeto de segurança e a instalação e distribuição dos equipamentos estejam em conformidade com as normas e legislações vigentes e, dessa forma, conseguir a aprovação do Corpo de Bombeiros para legalização da construção, a contratação do serviço de assessoria para emissão ou renovação do AVCB é essencial. Incêndio é um assunto que deve ser levado a sério e, por isso, a melhor maneira de garantir a segurança da edificação e principalmente das pessoas que circulam por ela é ter certeza que tudo será feito por uma equipe profissional. Entre em contato com a WHL Engenharia para sanar suas dúvidas e solicitar um orçamento sem compromisso de assessoria para emissão ou renovação do AVCB.