As saídas de emergência são essenciais para garantir a evacuação segura em caso de emergência em locais com circulação constante de pessoas, como shopping centers e comércios, indústrias e condomínios residenciais ou corporativos, por exemplo. Além disso, elas servem para que o Corpo de Bombeiros tenha acesso ao espaço que está em chamas, a fim de realizar o combate ou o resgate de quem, por algum motivo, não tenha conseguido sair. A realização de uma vistoria nas saídas de emergência é, portanto, uma maneira de garantir que funcionários, clientes, prestadores de serviço, moradores e outros ocupantes da edificação possam sair sem correr riscos. Para isso, é indispensável que sinalizações como luzes e placas, equipamentos de combate, escadas, corrimãos, portas e outros acessos sejam vistoriados de tempos em tempos.
Como funciona a vistoria nas saídas de emergência?

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No dia a dia, é importante que os responsáveis pela segurança da edificação estejam sempre atentos às saídas de emergência, afinal, as condições gerais dos itens devem ser avaliadas com frequência. Além disso, é essencial garantir que não haja, em hipótese alguma, obstrução das rotas de fuga que possa impedir a evacuação segura. Outro ponto importante a ser destacado é que todos os ocupantes da edificação são responsáveis pela utilização correta das saídas de emergência.
No entanto, avaliar as condições gerais não é suficiente. Isso porque avarias aparentemente sem importância podem comprometer o abandono do local em caso de um princípio de incêndio. Sendo assim, de tempos em tempos é preciso contratar uma equipe profissional para avaliar cuidadosamente os acessos, equipamentos e dispositivos. Importante ressaltar que uma inspeção profissional não pode ser negligenciada.
Confira alguns itens que são avaliados na vistoria das saídas de emergência:
Portas – Não podem ser obstruídas e devem abrir com facilidade. Por isso, maçanetas e dobradiças não ficam de fora da vistoria;
Escadas pressurizadas – O sistema de pressurização de escada deve estar sempre em pleno estado de funcionamento;
Rampas e escadas – Nenhum objeto pode ser deixado ao longo das rampas e escadas, a fim de que estejam sempre livres para a evacuação. O piso também deve ser mantido limpo, além de contar com faixas antiderrapantes; corrimãos devem estar em bom estado;
Placas e luzes – A sinalização de emergência também precisa ser avaliada, já que é responsável por indicar o caminho que deve ser seguido em caso de emergência;
Extintores e hidrantes – Equipamentos de combate distribuídos ao longo das saídas de emergência não podem ser obstruídos, apresentar amassados ou falta de lacre, por exemplo. As mangueiras devem passar por testes periódicos.
Quem pode prestar esse serviço?
A vistoria nas saídas de emergência é um trabalho para profissionais devidamente qualificados, acostumados às normas técnicas e com conhecimento amplo da legislação vigente. Por isso, os responsáveis por edificações com circulação de pessoas devem entrar em contato com uma empresa especializada em segurança contra incêndio para solicitar a realização da inspeção. A WHL Engenharia conta com profissionais credenciados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) aptos a realizar a vistoria nas saídas de emergência. Entre em contato clicando aqui.
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