Para obter ou renovar o auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o responsável pela edificação precisa apresentar uma série de documentos para a corporação, a fim de garantir que todas as instalações, equipamentos e dispositivos estejam em conformidade com as normas técnicas e legislações vigentes. O laudo de abrangência do gerador de eletricidade é um dos documentos exigidos para que empresas, condomínios residenciais ou corporativos, shoppings e indústrias, por exemplo, possam funcionar. Saiba mais sobre o laudo e sua importância para a segurança do local.
O que é o laudo de abrangência do gerador de eletricidade?

O laudo de abrangência é uma exigência do Corpo de Bombeiros. Foto: Pixabay
Não é novidade que, para garantir que todo o sistema de segurança contra incêndio esteja sempre em pleno estado de funcionamento, as manutenções e vistorias são indispensáveis. Esse tipo de serviço deve ser sempre prestado por uma empresa especializada, já que apenas profissionais habilitados têm o treinamento adequado para verificar o funcionamento e a durabilidade de cada item.
Entre os equipamentos que precisam de verificação está o gerador, que é extremamente importante, já que é responsável por fornecer energia por meio de um sistema seguro. Sendo assim, o gerador precisa ser vistoriado todos os anos. O laudo de abrangência do gerador de eletricidade, portanto, precisa ser atualizado anualmente para que não ocorra nenhum tipo de falha quando ele precisar ser usado pelo sistema de prevenção e combate às chamas.
O laudo de abrangência é um documento detalhado que atesta a conformidade do gerador de eletricidade, levando em conta as condições de instalação de acordo com a NBR 10898/99 e também o atendimento às condições de operação e de abrangência do sistema de alimentação de emergência.
Por se tratar de um equipamento indispensável no caso de um incêndio, já que é responsável por garantir a estabilidade do funcionamento dos equipamentos, o funcionamento do gerador não pode ser negligenciado. Isso porque, sem a garantia de que o equipamento vai funcionar caso seja necessário, a edificação e principalmente as pessoas que circulam por ela estão em risco. O laudo de abrangência do gerador, portanto, atesta que tudo está dentro do que se espera do equipamento.
O que é avaliado para que seja feita a emissão do laudo?

Laudo. Foto: Pixabay
O laudo de abrangência é uma exigência do Corpo de Bombeiros porque detalha as condições do gerador de eletricidade. Entre os itens avaliados para emissão desse documento, vale destacar:
– Possíveis vazamentos;
– Autonomia do gerador;
– Potência, tensão e tipo de acionamento;
– Marca do gerador;
– Combustível;
– Outros aspectos que possam influenciar no funcionamento do equipamento.
Qual a importância do laudo de abrangência do gerador?
Assim como acontece com muitos outros documentos que são exigidos pelo Corpo de Bombeiros para emissão ou renovação do AVCB, o laudo de abrangência do gerador é extremamente importante não apenas para que a edificação esteja dentro das normas técnicas e em conformidade com a legislação.
Esses documentos garantem a segurança do local quanto à prevenção e o combate de incêndios, o que é essencial para que moradores, clientes, prestadores de serviço, funcionários e outros frequentadores sintam-se seguros e tranquilos. No caso de indústrias e comércios, por exemplo, já foi comprovado que isso é capaz de melhorar a produtividade da equipe.
Portanto, se você é responsável por alguma edificação, não deixe de providenciar todos os documentos necessários para proteger a estrutura do prédio, o patrimônio da empresa ou instituição e principalmente a vida das pessoas que frequentam o local. Fale com a WHL Engenharia para saber mais a respeito do laudo de abrangência do gerador e outros documentos indispensáveis.
Leia mais sobre segurança contra incêndio:
Como funciona a auditoria de segurança contra incêndio?
Instalação e manutenção das medidas de segurança contra incêndio