O laudo de escada pressurizada é um documento que atesta o correto funcionamento do sistema de pressurização, indispensável para garantir a segurança dos ocupantes de diferentes tipos de edificação. Esse documento pode ser exigido pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo no momento de emitir ou renovar o Auto de Vistoria (AVCB). Vale lembrar que a maior parte das hospitalizações e mortes em um incêndio ocorre por causa da inalação de fumaça e gases tóxicos e não por queimaduras.
O que é e para que serve o sistema de pressurização de escada?

A escada pressurizada garante a evacuação segura. Foto: Pixabay
Quando ocorre um incêndio em uma edificação, o ambiente costuma ficar tomado por fumaça e gases tóxicos, que são resultado da queima de materiais. A fumaça e os gases são prejudiciais à saúde e podem causar intoxicação e até levar uma pessoa à morte. É aí que entra o sistema de pressurização de escada. Ele conta com um ventilador mecânico, que tem a função de insuflar ar puro na escada e promover uma pressão positiva. Em outras palavras, o sistema de pressurização impede que a fumaça tome conta da escada.
Ele pode ser de um ou dois estágios. Isso significa que a escada pode ser pressurizada somente quando há uma ocorrência de incêndio ou o tempo todo, mas de forma leve e contínua. O sistema de pressurização precisa de geradores próprios, a fim de garantir que, caso ocorra queda de energia, o seu funcionamento não seja prejudicado.
Dutos, grelhas e filtros também fazem parte do sistema. O objetivo de todos os itens em conjunto é de que, mesmo com a porta corta-fogo aberta, as pessoas possam respirar tranquilamente enquanto abandonam a edificação.
Shopping centers, condomínios residenciais e corporativos e grandes indústrias, por exemplo, são locais que normalmente contam com intensa circulação de pessoas. Por isso, a escada pressurizada pode fazer toda a diferença em relação à segurança do local, já que permite a evacuação do prédio sem colocar vidas em risco. Além disso, ela pode servir também como acesso dos bombeiros ao local que está em chamas para fazer o combate ou resgatar pessoas que por algum motivo não tenham conseguido sair.
Laudo de escada pressurizada: qual a importância?
O laudo de escada pressurizada é o documento que atesta que o sistema está em conformidade com as normas e leis e em pleno estado de funcionamento. Além disso, em muitos casos, o Corpo de Bombeiros de São Paulo pode exigir o laudo na hora de fazer a vistoria da edificação para emitir ou renovar o AVCB.
A emissão desse documento só pode ser feita depois da aplicação de testes específicos que verificam as condições de todos os itens que compõem o sistema, entre eles os insufladores de ar, os geradores, os filtros, as grelhas e os dutos de ar. Esses testes também medem a pressão e a velocidade do ar puro, por exemplo, e verificam se a fumaça não segue uma trajetória indesejável.
Como obter o laudo de escada pressurizada em São Paulo?

Contrate uma empresa especializada para emissão do laudo. Foto: Pixabay
Para solicitar a emissão do laudo de escada pressurizada em São Paulo, é preciso contratar uma empresa especializada em segurança contra incêndio. A WHL Engenharia conta com profissionais experientes e totalmente acostumados às normas e exigências das autoridades e presta serviços também na capital do estado e região metropolitana. A empresa está há mais de cinco anos no mercado e atende edificações de grande porte, como shoppings, indústrias e condomínios.
Para falar com os profissionais da WHL Engenharia e solicitar um orçamento sem compromisso ou uma visita técnica, basta entrar em contato clicando aqui. A WHL preta também outros serviços relacionados à segurança contra incêndio, como projetos, vistorias, manutenção, auditoria e assessoria.