Não é novidade que, com exceção das casas unifamiliares, todas as edificações precisam ter um sistema de prevenção e combate a incêndios. O objetivo desse planejamento é proteger o patrimônio, a estrutura predial e principalmente a vida das pessoas que circulam pelo ambiente, sejam elas moradoras, colaboradoras, prestadoras de serviço ou outros tipos de frequentadores. Em alguns locais, como indústrias, grandes comércios e prédios residenciais ou corporativos, os hidrantes são parte importante do projeto de segurança.
Embora existam diferentes tipos, que são instalados de acordo com as características da construção, o fato é que todos os sistemas de hidrantes devem ser inspecionados por uma equipe profissional de tempos em tempos, a fim de que estejam sempre em bom estado. Além disso, o laudo de inspeção de hidrante é um documento exigido para a emissão ou a renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Por isso, ele é indispensável para que o local funcione dentro da legislação vigente.
O que é o laudo de inspeção de hidrante?

Hidrante de parede. Foto: Pixabay
Em termos gerais, toda edificação grande como as indústrias, os comércios e os edifícios residenciais e corporativos precisam contar com um sistema de hidrantes. Trata-se de um sistema hidráulico que tem a função de fornecer água e, assim, colaborar com o trabalho da brigada de incêndio e do Corpo de Bombeiros durante uma ação de combate às chamas. Basicamente, o sistema conta com reservatório de água, abrigo para mangueiras, bomba de incêndio, registro de manobra e registro de recalque, tubulações e outras peças hidráulicas. Todos os itens devem passar por manutenções preventivas e por inspeções detalhadas de tempos em tempos.
O laudo de inspeção de hidrantes é um documento emitido por empresas especializadas, que atesta que o sistema está em pleno estado de funcionamento. Para emitirem o laudo, os profissionais responsáveis pela inspeção analisam o resultado de medições feitas nos equipamentos e dispositivos que fazem parte do sistema de hidrantes, além de verificarem se os componentes obrigatórios estão presentes, sua integridade e condições gerais de manutenção. Também é indispensável que todos os itens estejam adequados às normas técnicas e em conformidade com o que foi previsto no desenvolvimento do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), além, é claro, de funcionarem perfeitamente.
Para que serve esse documento?

Laudo de inspeção de hidrante é uma exigência para emissão ou renovação do AVCB. Foto: Pixabay
Como citado anteriormente, o laudo de inspeção de hidrante é uma exigência das autoridades no ato da emissão ou da renovação do AVCB. Isso porque ele atesta as condições de todo o sistema de hidrantes e garante que tudo está em pleno estado de funcionamento para que, caso seja necessário, possa ser acionado e cumprir a função esperada no combate às chamas: fornecer água para a brigada de incêndio ou para o Corpo de Bombeiros.
No entanto, mais que seguir normas e leis, todos os documentos que atestam a realização de inspeções nos equipamentos e dispositivos do sistema de segurança contra incêndio são importantes porque garantem que o local está seguro caso ocorra uma emergência. O laudo de inspeção de hidrante é um desses documentos e, por isso, deve ser levado a sério.
Para entender mais sobre o assunto, saber como é feita a emissão do documento e solicitar um orçamento, entre em contato com uma empresa especializada em segurança contra incêndio. Vale lembrar que a maioria das tragédias ocorre por negligência ou falha humana. Por isso, os responsáveis pela edificação devem estar sempre atentos às normas e legislações e aos riscos aos quais o prédio está sujeito para que possam evitar prejuízos irreparáveis.
Saiba mais sobre o sistema de hidrantes:
Por que e como fazer a inspeção do sistema de hidrantes?