O projeto de incêndio é uma série de medidas indispensáveis para garantir que a edificação e principalmente as pessoas que circulam por ela estejam sempre em segurança, afinal, nunca se sabe quando uma emergência pode ocorrer. Para estar em conformidade com as normas técnicas e as leis vigentes, o projeto de incêndio precisa ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros e é somente após essa aprovação que a corporação emite o Auto de Vistoria, conhecido como AVCB. Isso acontece depois da emissão de uma série de documentos, como laudos e ARTs. A importância dos laudos na aprovação do projeto de incêndio é indiscutível e, por isso, abordamos oo tema neste texto. Acompanhe.
Qual a importância dos laudos na aprovação do projeto de incêndio?

Os laudos garantem que tudo está em conformidade com as normas e leis. Foto: Cytonn Photography/Pexels
Toda edificação, com exceção das casas unifamiliares, precisa de um projeto de incêndio inteligente. Esse planejamento é desenvolvido por profissionais especializados, que levam em conta a área construída e os riscos aos quais o local está exposto. O objetivo é organizar e distribuir equipamentos e dispositivos de prevenção e combate às chamas por toda a construção e, assim, protegê-la de grandes prejuízos.
A aprovação do projeto de incêndio passa por várias etapas. Em primeiro lugar, depois de uma visita técnica, os profissionais definem quais são as medidas e os equipamentos necessários para garantir a efetividade do sistema de prevenção e combate às chamas. Depois, é necessário executar o projeto, ou seja, adquirir e instalar os itens de acordo com o que foi planejado. Nessa etapa, é indispensável garantir produtos certificados. Na terceira etapa, funcionários ou moradores são orientados quanto às ações que devem tomar caso ocorra uma emergência.
Então, é hora de emitir os laudos para aprovação do projeto de incêndio. Esses documentos garantem que tudo está em conformidade com as normas técnicas e com a legislação vigente e, portanto, precisa ser emitido por profissionais. Essa é uma etapa que exige cuidado e responsabilidade, já que qualquer problema nos equipamentos pode ser determinante para prejudicar o combate às chamas, por exemplo.
O que fazer para emitir a documentação?
Para que tudo seja feito corretamente, a dica é contratar uma empresa especializada para realizar todos os procedimentos. A WHL Engenharia, que está há mais de cinco anos no mercado, conta com uma equipe de profissionais que podem atuar em todas as etapas e emitir todos os laudos necessários para aprovação do projeto de incêndio. Finalmente, depois de todas essas etapas, a equipe solicita a vistoria do Corpo de Bombeiros para inspecionar e, se estiver tudo dentro das normas técnicas e leis, emitir o Auto de Vistoria (AVCB), documento que atesta a segurança do local e, portanto, permite que a atividade prevista seja exercida na edificação.
Quais laudos são necessários para aprovação do projeto de incêndio?

Os documentos podem variar de acordo com as características da edificação e da atividade. Foto: Pixabay
Os laudos necessários para aprovação do projeto de incêndio podem variar de acordo com as características da edificação e da atividade que será exercida no local. Confira quais são os mais comuns:
Laudos de instalação ou manutenção
– Do sistema de incêndio;
– Do sistema de utilização de gases inflamáveis;
– Do motogerador – e atestado de abrangência;
– Das instalações elétricas – e atestado de conformidade;
– Do sistema de pressurização de escada;
– Do controle de materiais de acabamento e revestimento (CMAR);
– Do sistema de gás natural canalizado;
– De palcos;
– De arquibancadas e arenas desmontáveis;
– De revestimento dos elementos estruturais protegidos contra o fogo;
– De armações de circo;
– Da compartimentação vertical de shaft e de fachada envidraçada.
Além desses laudos, o Corpo de Bombeiros pode exigir outros. Se você tem dúvidas quanto à documentação e/ou os procedimentos para aprovação do projeto de incêndio, fale com a equipe da WHL Engenharia. Todos os dados de contato estão disponíveis no site www.whlengenharia.com.br.