Não é novidade que, para garantir que o sistema de incêndio seja eficiente e funcional, a primeira coisa que deve ser feita é a contratação de uma empresa especializada. Isso porque as medidas de prevenção e o combate a incêndios devem seguir normas técnicas específicas e estar em conformidade com a legislação vigente. Quando uma edificação precisa obter ou renovar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), por exemplo, alguns laudos técnicos devem ser enviados para a corporação antes do agendamento da vistoria. Saiba por que eles são tão importantes para a segurança da edificação e das pessoas que circulam por ela.
Laudos técnicos: o que são?

Os laudos técnicos são exigência do Corpo de Bombeiros. Foto: Pixabay
Os laudos técnicos são documentos essenciais quando o assunto é prevenção e combate a incêndios. Esse tipo de documentação versa sobre diferentes temas.
Alguns exemplos de laudos técnicos que podem ser exigidos pelo Corpo de Bombeiros para a emissão ou renovação do AVCB:
– Laudo de instalação e manutenção de sistema contra incêndio;
– Laudo de estanqueidade de gás;
– Laudo de instalação ou manutenção dos sistemas de utilização de gases inflamáveis;
– Atestado de abrangência do grupo motogerador;
– Laudo de instalação ou manutenção do material de acabamento e revestimento;
– Laudo de instalação ou manutenção do sistema de pressurização de escada;
– Laudo instalação ou manutenção do sistema de uso de gases inflamáveis;
– Laudo de instalação ou manutenção de arquibancada e arenas desmontáveis;
– Laudo de instalação ou manutenção do sistema de gás natural canalizado.
Para saber quais os laudos que serão exigidos pelos bombeiros, é essencial ter uma equipe profissional experiente durante todo o processo de elaboração, instalação e manutenção do sistema de prevenção e combate a incêndios.
Normalmente, para as edificações que têm Projeto Técnico (PT), a folha de rosto traz a informação sobre quantos e quais documentos devem ser providenciados. Já no caso do Projeto Técnico Simplificado (PTS), o Código de Segurança contra Incêndio conta com tabelas que detalham qual a documentação exigida.
Como solicitar a emissão dos laudos técnicos?
Como já foi dito anteriormente, a emissão dos laudos técnicos necessários para obtenção ou renovação do AVCB deve ser feita por profissionais qualificados e devidamente registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
O profissional responsável por emitir esses documentos verifica se o sistema atende às normas e se são adequados à necessidade da edificação. O laudo técnico deve ser acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que é o que confere responsabilidade ao profissional.
Somente depois de todas as etapas devidamente cumpridas é que o Corpo de Bombeiros autoriza a realização das atividades previstas para o prédio e emite a documentação que garante isso.
Como contratar esse serviço na região de Campinas?

A WHL Engenharia é especializada em segurança contra incêndio.
Para solicitar um orçamento sem compromisso e uma visita técnica em indústrias, shopping centers, escolas, cinemas, condomínios residenciais e corporativos e outros estabelecimentos localizados na região de Campinas (em cidades como Sumaré, Paulínia, Americana e Hortolândia, por exemplo), na Grande São Paulo e em outras localidades dentro ou fora do estado, basta entrar em contato com a WHL Engenharia.
A WHL é uma empresa com mais de cinco anos de experiência no mercado de prevenção e combate a incêndios, que conta com uma equipe qualificada para atender a todas as demandas quando o assunto é prevenir e/ou combater as chamas. O escritório da empresa fica na cidade de Hortolândia e o contato pode ser feito por telefone, e-mail, WhatsApp ou via formulário, que fica no site.
Leia também:
Sistema de Detecção e Alarme de incêndio: saiba tudo
Qual a importância de inspecionar o sistema de pressurização de escada?