O sistema de pressurização de escada não é um obrigatoriedade em todos os tipos de edificação. Mas o fato é que ele pode salvar vidas, especialmente nos locais que contam com grande circulação de pessoas, já que proporciona uma maneira de garantir a evacuação segura do imóvel em caso de emergência. Para emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a corporação pode exigir a apresentação de um documento chamado laudo de escada pressurizada.
Emitido somente por profissionais, esse documento atesta o correto funcionamento do sistema de pressurização e a conformidade com as normas técnicas e leis vigentes. Saiba como obter.
O que fazer para obter o laudo de escada pressurizada?
Em primeiro lugar, é essencial contratar uma empresa especializada em segurança contra incêndio para solicitar o laudo de escada pressurizada. Isso porque esse documento é emitido somente depois da aplicação de uma série de testes específicos por profissionais experientes e qualificados.
Durante a vistoria, insufladores de ar, geradores, filtros, grelhas e dutos de ar são cuidadosamente verificados. Além disso, a equipe responsável pela emissão do documento mede a pressão e a velocidade do ar puro para ter certeza de que a fumaça não segue uma trajetória indesejável.
Como funciona o sistema de pressurização?

A escada pressurizada permite uma evacuação segura, sem inalação de fumaça. Foto: Pixabay
O sistema de pressurização tem a função de manter a escada livre do fogo, da fumaça e de outros gases tóxicos e pode ser de um ou dos estágios, o que quer dizer que a escada pode ser pressurizada de forma contínua e leve ou somente quando o sistema é acionado durante uma emergência.
Basicamente, quando há um princípio de incêndio, o sistema de pressurização insufla ar puro na escada, permitindo que os ocupantes da edificação abandonem o local com segurança e se locomovam até as saídas de emergência sem correr riscos. Além disso, a escada pressurizada pode servir como caminho para os bombeiros chegarem até o ambiente que está em chamas e fazer o combate do fogo ou o resgate de pessoas.
Vale lembrar que a maior parte das mortes e hospitalizações que ocorrem durante um incêndio tem como causa a intoxicação por inalação de fumaça e outros gases, que causam asfixia mecânica. Por isso, em ambientes que contam com circulação de pessoas, a escada pressurizada tem uma função muito importante: a de proteger vidas.
Como contratar uma empresa para emitir o laudo de escada pressurizada?
A WHL Engenharia é uma empresa especializada em segurança contra incêndio e conta com uma equipe profissional apta para a emissão do laudo de escada pressurizada e de outros documentos essenciais para a aprovação do projeto pelo Corpo de Bombeiros.
Há mais de seis anos no mercado, a empresa presta diversos serviços relativos à proteção contra incêndio, como inspeções, auditorias e assessoria para obtenção do AVCB. O escritório da WHL Engenharia fica em Hortolândia (SP), mas a equipe está habilitada a atuar em todo o território nacional dentro das normas técnicas e leis de cada Estado da federação. Entre em contato para saber mais ou solicitar um orçamento sem compromisso.