O sistema de pressurização de escada é uma medida de segurança contra incêndio indispensável em diferentes tipos de edificação que contam com movimentação constante de pessoas, como shopping centers, indústrias, escolas, cinemas, condomínios residenciais e condomínios corporativos, por exemplo. Em Belo Horizonte, é possível contratar profissionais para o projeto e instalação do sistema de pressurização de escada e, assim, garantir a proteção de quem circula pelo prédio. Confira.
O que é uma escada pressurizada e qual a sua importância?

A escada pressurizada permite a evacuação segura.
Em alguns tipos de construção, o sistema de pressurização de escada não é uma obrigatoriedade em Belo Horizonte e em todo o Estado, mas pode ser parte do projeto de incêndio como uma forma extra de proteger as pessoas que circulam pelo local. Sendo obrigatória ou não, a escada pressurizada tem a importante função de permitir uma evacuação segura em caso de emergência.
Resumidamente, a escada pressurizada funciona assim: um ventilador mecânico insufla ar puro na escada, criando uma pressão positiva. Dessa forma, o acesso fica livre de fumaça e outros gases tóxicos, que são gerados a partir da queima de materiais. O sistema de pressurização de escada pode ser de um ou dois estágios, o que significa que a pressão pode ser exercida somente em casos de emergência ou o tempo todo, porém de forma leve.
Um ponto importante quanto à escada pressurizada é que ela precisa necessariamente ter um gerador próprio. Assim, se houver queda de energia, o funcionamento do sistema não é prejudicado e, portanto, as vidas não são postas em risco. O sistema de pressurização de escada pode ser projetado ainda na construção da edificação ou instalado em prédios já construídos.
A escada pressurizada serve para permitir que os ocupantes do prédio possam sair do local em segurança, caso ocorra um princípio de incêndio. Além disso, o Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte pode utilizar esse tipo de acesso para chegar ao ambiente que está em chamas e, dessa forma, combater o fogo ou resgatar pessoas com dificuldade de locomoção.
Falta de manutenção e obstrução: riscos
Assim como ocorre com todos os equipamentos e dispositivos que fazem parte do projeto de incêndio, o sistema de pressurização de escada precisa passar por vistorias e manutenções preventivas de tempos em tempos. Isso porque, para garantir a segurança, a escada pressurizada precisa estar sempre em pleno estado de funcionamento, já que, durante uma emergência, não há tempo para ajustes.
Além disso, é essencial garantir que a porta corta-fogo e a própria escada não sejam obstruídas, em hipótese alguma, por nenhum tipo de objeto. A obstrução pode atrapalhar o abandono do local e causar hospitalizações e até mortes por asfixia mecânica. Também vale lembrar que o acesso, as escadas, a sinalização e o corrimão, por exemplo, precisam estar sempre em boas condições.
Como contratar o sistema de pressurização de escada em Belo Horizonte?
Para que seja efetivo e seguro, o sistema de pressurização de escada deve ser projetado e instalado por uma equipe profissional qualificada e experiente. Por isso, antes de mais nada, é preciso entrar em contato com uma empresa especializada em segurança contra incêndio e, assim, solicitar uma visita técnica para que os engenheiros e/ou arquitetos possam verificar as características do local para a correta instalação do sistema.
A WHL Engenharia é uma empresa com mais de cinco anos de experiência exclusiva em segurança contra incêndio e conta com uma equipe apta a projetar e providenciar a instalação do sistema de pressurização de escada. A WHL presta serviços em Belo Horizonte e também na região metropolitana. Para saber mais, solicitar um orçamento ou uma visita técnica, entre em contato clicando aqui.
Leia também:
Manutenção do sistema de pressurização de escada: como funciona?