Projeto de Incêndio
Projeto de Incêndio é um termo popularmente conhecido entre engenheiros, arquitetos e empresários. O nome técnico é Projeto de Prevenção e Combate à Incêndio.
O Projeto de combate à Incêndio é um conjunto de documentos elaborado por um profissional habilitado pelo CREA. Esse conjunto de documentação contém plantas, calculo populacional, calculo hidráulico e ART.
O Projeto de Incêndio deve ser elaborado antes da construção da obra e, logo após o projeto arquitetônico ser finalizado.
O Projeto pode ser desenvolvido em paralelo aos complementares como; estrutural, elétrico e hidrossanitário.
Projeto de Incêndio: novas edificações
De acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio, toda edificação precisa estar protegida e possuir AVCB, com exceção das residencias unifamiliares. O Corpo de Bombeiros disponibiliza todas as legislações em seu site.
Para obter o AVCB, em algumas edificações o bombeiro exige um Projeto Técnico aprovado.
No Estado de São Paulo é obrigatório ter o Projeto de Incêndio em edificações acima de 750m², locais de reunião de publico com mais de 250 pessoas e, categorias especiais como locais de armazenamento de explosivos.
Projeto de Incêndio: edificação existente
As edificações existentes que não possuem Projeto de combate a incêndio aprovado pelo bombeiro devem se regularizar, com o objetivo de atender a legislação vigente e evitar transtornos e multas.
Para as edificações existentes que comprove a sua antiguidade, é permitido o enquadramento na Instrução Técnica n° 43. A comprovação precisar ser por algum documento oficial (planta de prefeitura, IPTU, etc).
O processo de regularização das edificações existentes se divide em três etapas, sendo a primeira etapa a elaboração do Projeto de Incêndio, em seguida será a etapa de implementação do projeto e, por ultimo será a elaboração das documentações e o pedido de vistoria do bombeiro.
Projeto de Incêndio: elaboração e aprovação
Ao elaborar o Projeto de combate à Incêndio é necessário ter o projeto arquitetônico do local. Caso o projeto arquitetônico esteja desatualizado é preciso fazer as devidas atualizações da planta, depois dessas atualizações se incia o Projeto de Incêndio.
Após o Projeto ser elaborado ele é enviado ao Serviço de Segurança Contra Incêndio onde passará por uma analise e será aprovado caso esteja tudo em ordem.
Se durante a análise do Projeto de Incêndio o Analisador identificar alguma irregularidade, ele emitirá um comunicado solicitando ajustes. O Responsável Técnico deverá providenciar as correções conforme o comunicado e, submeter a uma nova análise.
No Estado de São Paulo o tempo de análise do Corpo de Bombeiros é de no máximo 30 dias corridos, porém na prática esse número tem sido bem menor, chegando em 20 dias.
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo está com um projeto de melhoria para minimizar ainda mais o tempo de análise dos projetos de combata a incêndio. A ideia é informatizar todo o processo, tornando as plantas e o processo 100% digital. Com isso o tempo de análise poderá ser de até 7 dias corridos.
Projeto de Incêndio: FAT Bombeiro, alteração em projetos existentes
O FAT Bombeiro é um procedimento feito quando é necessário alterar alguma coisa no projeto de incêndio existente.
É possível fazer pequenas alterações como por exemplo: correção de erros em nomes, pequenas ampliações da área da edificação, mudança interna de leiaute, mobiliários e paredes, inclusão de novas medidas de segurança contra incêndio e as built.
Ao fazer o FAT é preciso estar atento pois grandes alterações pode implicar em substituição do projeto. Quem define se o projeto deve ser substituído é o Bombeiro analisador do formulário de atendimento técnico.