A segurança contra incêndio é essencial nos mais diversos tipos de edificação, como shopping centers, indústrias, condomínios residenciais e corporativos e locais que abrigam escolas, cinemas, hospitais e outros estabelecimentos que têm movimentação de pessoas. Por isso, nesses ambientes, é indispensável contar com um projeto de prevenção e combate a incêndio (PPCI) para garantir a segurança da edificação e principalmente das pessoas que circulam por ela. Em São Paulo, é possível contratar profissionais para a elaboração do projeto com preço acessível e alta confiabilidade. Saiba mais.
Projeto de prevenção e combate a incêndio em São Paulo: o que é?

O PPCI é a definição de medidas ativas e passivas. Foto: Pixabay
O projeto de prevenção e combate a incêndio é elaborado depois de uma análise detalhada sobre as características da edificação. Normalmente, a elaboração e implementação do projeto de prevenção e combate a incêndio tem início ainda na construção do prédio. Mas as medidas seguem mesmo depois que o local já está em atividade. Isso inclui a realização de manutenções e vistorias, por exemplo, de tempos em tempos.
O PPCI tem o objetivo de prevenir o início das chamas, alertar funcionários, clientes, moradores e outros ocupantes da edificação que há uma emergência em curso e que, por isso, é necessário abandonar o local imediatamente e também de realizar o combate às chamas, a fim de que elas não se espalhem até a chegada do Corpo de Bombeiros.
O projeto de prevenção e combate a incêndio em São Paulo deve ser avaliado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, que tem a incumbência de fiscalizar as edificações e a aplicação das normas técnicas exigidas em um PPCI. Somente a partir da aprovação do projeto é que a corporação emite ou renova o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta a segurança do local.
Emissão de laudos e ARTs é essencial?
A emissão de laudos técnicos e ARTs é um passo importantíssimo para a aprovação do projeto de prevenção e combate a incêndio pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Esses documentos só podem ser emitidos por profissionais qualificados e com registro válido no Conselho Regional de Engenharia e Agonomia (CREA).
Os laudos e ARTs estão ligados aos equipamentos e dispositivos que fazem parte do sistema de incêndio, da instalação e, quando necessário, uma série de testes é realizada para garantir que tudo está em conformidade com as exigências dos bombeiros e com a legislação vigente no estado.
Quem aprova o projeto de prevenção e combate a incêndio em São Paulo?
Para ser aprovado, o projeto de prevenção e combate a incêndio deve passar por algumas etapas. Depois que tudo foi devidamente feito e atestado por um profissional especializado em segurança contra incêndio, o Corpo de Bombeiros de São Paulo faz uma vistoria no local para confirmar se tudo está de acordo com as exigências.
Essa etapa também precisa ser acompanhada por um profissional, já que, caso seja necessário, alterações poderão ser solicitadas pela corporação. Se isso acontecer, uma nova vistoria deve ser agendada para nova verificação. A aprovação do projeto de prevenção e combate a incêndio em São Paulo é indispensável para o funcionamento das atividades previstas. Sem ela, a edificação fica sujeita a um série de sanções e pode ser, inclusive, interditada pelos bombeiros.
Como obter o projeto de prevenção e combate a incêndio em São Paulo?
Em primeiro lugar, para garantir a correta elaboração e execução do projeto de prevenção e combate a incêndio, é preciso contratar uma empresa especializada na área. O documento que detalha as medidas ativas e passivas que devem ser adotadas no local é extremamente importante para segurança do local e, por isso, não deve ser elaborado por pessoas sem conhecimento e experiência.
Para solicitar um orçamento sem compromisso, uma visita técnica ou para tirar dúvidas sobre esse tipo de serviço em São Paulo, em cidades do interior e do litoral, basta entrar em contato com a WHL Engenharia, que está há mais de cinco anos no mercado de segurança contra incêndio. Para isso, clique aqui para acessar as informações.