Os shopping centers são locais que contam com uma intensa movimentação de pessoas e, em alguns casos, a área construída é extensa, com escadas, elevadores e grandes pátios. Por isso, o projeto de incêndio do shopping center é complexo e deve levar em conta as características do local.
Também é preciso considerar ainda que, no geral, as pessoas que frequentam esses locais não estão em estado de alerta e fazem parte de um público bastante variado, que inclui crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Como devem ser as características do projeto de incêndio do shopping center? Confira.
Shoppings são locais de alto risco
Algumas edificações são consideradas de alto risco para incêndios. É o caso dos shopping centers, que estão expostos a diferentes fatores que podem causar o início do fogo ou prejudicar o combate, como cozinhas, complexas instalações elétricas e constante circulação de pessoas.
Entre as principais causas de incêndio nos shoppings, podemos citar:
– Problemas nas instalações elétricas, como sobrecarga ou más condições;
– Más condições das instalações nas cozinhas ou falta de cuidado com resíduos, fogo e óleo, por exemplo;
– Negligência ou ação criminosa. Por exemplo: descarte inadequado de pontas de cigarro e fósforos acesos.
Projeto de incêndio do shopping center deve levar em conta as características da edificação

As características da edificação são essenciais para a criação do projeto. Foto: Pixabay
Diversos pavimentos, escadas, elevadores, pátios, praças de alimentação, cinemas e grandes lojas são características comuns na maioria dos centros comerciais. O projeto de incêndio do shopping center deve levar em conta cada uma dessas particularidades pra garantir a segurança da edificação e principalmente dos frequentadores, funcionários e prestadores de serviço.
Vale lembrar que a maioria dos frequentadores dos shoppings está no local a passeio e, por isso, o projeto deve ser cuidadosamente planejado para proteger as pessoas dos danos que podem ser causados pelo fogo. Também deve-se levar em conta que o público é variado e, normalmente, conta com crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.
Sinalização
Em primeiro lugar, a sinalização deve ser visível. Placas que indicam a localização de equipamentos como os extintores e hidrantes, placas e luminosos que apontam onde ficam as rotas de fuga precisam ser facilmente avistadas de qualquer local do estabelecimento.
Extintores, hidrantes e chuveiros automáticos
O projeto de incêndio do shopping center deve levar em conta a distribuição funcional de equipamentos de combate às chamas, como os extintores, os hidrantes e os chuveiros automáticos. Além disso, é essencial que os itens passem por manutenções preventivas de tempos em tempos, a fim de que estejam sempre em pleno estado de funcionamento.
Rotas de fuga
Rampas, escadas pressurizadas e portas corta-fogo fazem parte das rotas de fuga dos shoppings e devem ser estrategicamente pensadas. O ideal é que, mesmo as pessoas que tem limitações possam abandonar o prédio sem correr riscos. Além de serem acessíveis, portanto, as saídas não podem ser obstruídas por nenhum tipo de objeto, em hipótese alguma.
Brigada de incêndio
O projeto de incêndio do shopping center também precisa prever a criação de uma brigada de incêndio. Nesse tipo de local, a equipe de brigadistas é uma obrigatoriedade. A formação, o treinamento e a atualização são essenciais. A brigada de incêndio tem a importante função de combater as chamas e orientar as pessoas na evacuação até que o Corpo de Bombeiros chegue ao local.
Acabamento e decoração de lojas
Lojistas precisam ficar atentos ao tipo de material utilizado nos acabamentos e na decoração das lojas. Isso porque, de maneira geral, esses materiais são inflamáveis. Por isso, é essencial conscientizar os varejistas para que estejam sempre atentos às possibilidades de princípio de incêndio e propagação. A segurança dos shoppings, afinal, é uma responsabilidade de todos.
Entre em contato com a WHL Engenharia para saber mais sobre projeto de incêndio do shopping center. A empresa tem ampla experiência no setor. Clique aqui.