Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, pelo menos 22 incêndios em edificações são registrados no estado todos os dias e o maior número de chamados ocorreu em Belo Horizonte. Entre as principais causas estão a sobrecarga das instalações elétricas, falhas humanas e negligência, o que reforça a importância da prevenção de incêndios, mas infelizmente nem sempre isso ocorre. É por isso que edificações que recebem constante movimentação de pessoas precisa de um sistema de incêndio eficiente, somente isso pode evitar grandes prejuízos ou até mesmo tragédias.
É obrigatório ter um sistema de incêndio em Belo Horizonte?
A obrigatoriedade de um sistema de incêndio depende, principalmente, das características da edificação. Em Belo Horizonte e região, em termos gerais, os prédios de grande porte, com vários pavimentos e que recebem uma quantidade significativa de pessoas ao mesmo tempo são obrigados a ter um projeto bem executado de prevenção e combate.
No entanto, as normas técnicas que definem se o sistema de incêndio é obrigatório são bastante amplas. Além disso, ainda que não seja obrigatório, diferentes edificações podem se beneficiar de um projeto elaborado por profissionais. Vale lembrar que proteger o prédio e a vida das pessoas em locais como indústrias, shopping centers, condomínios e escolas, por exemplo, evita que o local sofra sanções que prejudicam o funcionamento do local.
Para sanar dúvidas a respeito das normas e leis que versam sobre a segurança contra incêndio e saber como funcionam a elaboração e a execução de um sistema de incêndio em Belo Horizonte, entre em contato com a WHL Engenharia, empresa especializada que está há mais de seis anos no mercado e presta serviço para pequenas e grandes edificações.
Como funciona a aprovação por parte do Corpo de Bombeiros?

A aprovação é feita pelo Corpo de Bombeiros. Foto: Pixabay
Se estiver em conformidade com as normas técnicas e leis vigentes, o sistema de incêndio é aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, responsável por fiscalizar a aplicação correta das medidas de segurança nas edificações de grande e pequeno porte.
A licença dos bombeiros só é emitida após a realização de uma vistoria detalhada, que é feita pela corporação mas deve ser acompanhada por profissionais experientes. Isso porque pode haver necessidade de realizar alterações no projeto e, consequentemente, o agendamento de uma nova vistoria no local.
Vale ressaltar que, sem a licença, a edificação não está segura. Além disso, o local fica sujeito a sanções, levando em conta que as autoridades podem realizar fiscalizações sem aviso prévio. Outro ponto importante é que as seguradoras podem se recusar a pagar a indenização em caso de sinistro e os responsáveis responsabilizados civil e criminalmente.
Inspeção no sistema de incêndio em Belo Horizonte: quem pode fazer?
Depois de aprovado o projeto de prevenção e combate, é importante garantir que os equipamentos e dispositivos funcionem adequadamente. No dia a dia, qualquer pessoa pode verificar superficialmente como estão as condições gerais dos itens, como a validade dos extintores, a correta abertura das portas de emergência, a sinalização das rotas de fuga e a proteção dos hidrantes.
Porém, a verificação que garante o funcionamento do sistema de incêndio deve ser feita de tempos em tempos por uma equipe profissional, que realiza os testes necessários para verificar se, caso ocorra uma emergência, o local e as pessoas estão em segurança.
A inspeção no sistema de incêndio em Belo Horizonte pode ser feita pela equipe da WHL Engenharia. Entre em contato para solicitar um orçamento sem compromisso.
Leia também
De quanto em quanto tempo deve ser feita uma inspeção no sistema de incêndio?