A adoção de medidas de segurança contra incêndio é essencial para proteger a edificação, o patrimônio e principalmente a vida das pessoas que circulam pelo local. Em locais como shopping centers, indústrias, condomínios residenciais e corporativos e grandes comércios, por exemplo, a escada pode ser um dos principais componentes das rotas de fuga. E, em alguns casos, o sistema de pressurização de escada pode ser um diferencial na hora da evacuação.
O sistema de pressurização nem sempre é uma medida obrigatória. Mas, para além do quesito legislação, em locais com vários pavimentos, ele é capaz de garantir que todas as pessoas abandonem o local em segurança. Isso porque o sistema de pressurização mantém a escada livre do fogo, da fumaça e de outros gases tóxicos, que podem ser extremamente prejudiciais à saúde.
A escada pressurizada pode ser também a melhor maneira dos bombeiros chegarem até o local que está em chamas, a fim de realizar o combate do fogo ou resgatar pessoas que, por algum motivo, não tenham conseguido abandonar o local. Resumidamente, portanto, o sistema de pressurização de escada resguarda a integridade física dos ocupantes da edificação durante a fuga e ainda facilita o trabalho do Corpo de Bombeiros.
Instalação do sistema de pressurização de escada
O sistema de pressurização de escada pode ser instalado durante a construção do prédio, mas também é possível que isso seja feito em construções antigas que precisam se adequar às normas ou como medida extra de segurança. No entanto, é essencial que o serviço seja feito por profissionais, já que há uma série de normas técnicas que devem ser aplicadas.
Basicamente, o sistema insufla ar puro na escada, o que garante a respiração segura enquanto as pessoas passam pelo espaço. Em prédios novos ou antigos, portanto, a instalação só deve ser feita por uma equipe profissional, que além de planejar e instalar o sistema, também realiza testes e emite laudos e ARTs. O objetivo é atestar que o sistema é seguro e eficiente.
A importância da manutenção preventiva

A manutenção preventiva é indispensável. Foto: Pixabay
Assim como ocorre com todos os equipamentos e dispositivos que fazem parte de um projeto de prevenção e combate a incêndio, o sistema de pressurização de escada também precisa passar por manutenções preventivas com o objetivo de garantir que ele está sempre em pleno estado de funcionamento.
A manutenção da escada pressurizada também deve ser feita por profissionais experientes e que atuam em conformidade com as normas técnicas e leis vigentes. Tudo começa com uma visita técnica para que sejam aplicados alguns testes no sistema. Esses testes podem incluir uma simulação para que o sistema seja verificado quando em funcionamento. Se algum problema for identificado, a equipe responsável pela manutenção solicita o conserto ou substituição dos itens que apresentarem problema e depois realiza um novo teste para garantir o funcionamento correto.
Saiba mais entrando com a WHL Engenharia, empresa especializada em segurança contra incêndio que está há mais de seis anos no mercado atendendo grandes edificações. Para falar com a WHL, clique aqui.
Leia também
Qual é a importância do laudo de escada pressurizada?