Depois de fazer e executar o projeto de prevenção e combate a incêndio e emitir os laudos, é hora de solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros para que a corporação possa emitir o Auto de Vistoria (AVCB), documento que atesta a segurança da edificação. A vistoria é uma visita em que os bombeiros avaliam se o projeto de incêndio está em conformidade com as normas técnicas e leis vigentes. Mas como funciona? Acompanhe.
O que é a vistoria do Corpo de Bombeiros?

A vistoria é feita para garantir que o local é seguro. Foto: Pixabay
Resumidamente, a vistoria do Corpo de Bombeiros é uma visita feita por um ou mais membros da corporação com o objetivo de verificar se a edificação é segura e se seu projeto de incêndio é adequado. Durante essa visita, os bombeiros observam todos os detalhes que fazem parte do sistema de prevenção e combate a incêndio, além de verificarem as condições estruturais do prédio, se os equipamentos e dispositivos são certificados, se estão dentro das especificações e das normas técnicas e se tudo funciona de acordo com o planejado.
Ou seja: a vistoria tem o objetivo de conferir se a edificação está pronta para receber as atividades previstas com segurança. Além disso, o profissional que faz a visita tem a missão de verificar se a execução está de acordo com o que foi previsto no projeto técnico. Caso seja necessário, o bombeiro pode solicitar alterações no sistema e, assim, uma nova vistoria será agendada.
Todas as edificações passam pela vistoria?
Não. Só as edificações que precisam emitir o AVCB passam pela vistoria do Corpo de Bombeiros. Em termos gerais, as construções maiores e que oferecem mais riscos são as que têm obrigação de ter o documento. Nos locais menores, pode ser exigido apenas o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB). Nesse caso, a vistoria é feita por amostragem, o que significa que nem todos os prédios são vistoriados.
A visita pode ocorrer mais de uma vez?
Sim. O AVCB tem prazo de validade e, portanto, sempre que for necessário renovar o documento, uma nova vistoria deve ser feita pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, se durante a vistoria alguma irregularidade for encontrada, o profissional pode solicitar alterações, que serão vistoriadas em uma nova data.
Como preparar a edificação para a vistoria do Corpo de Bombeiros?
Antes de qualquer coisa, tenha em mente que a vistoria deve ser acompanhada por um profissional especialista em segurança contra incêndio, de preferência o engenheiro que elaborou o projeto técnico, pois ele já conhece todas as características do sistema.
Depois de garantir a correta execução do projeto e a aquisição de equipamentos certificados, é hora de emitir os laudos e ARTs necessários de acordo com o tipo de atividade que será exercida no local e as características do prédio.
Os laudos e ARTs só podem ser emitidos por profissionais habilitados, o que acontece após a realização de testes e averiguações detalhadas no sistema de incêndio. O responsável técnico pelo projeto é quem assume a responsabilidade pela segurança do local e, por isso, ele é indispensável durante todas as etapas antes da vistoria do Corpo de Bombeiros.
Onde encontrar profissionais habilitados para esses serviços?
Para que a vistoria do Corpo de Bombeiros seja positiva e o AVCB emitido, a contratação de uma empresa especializada é essencial. A WHL Engenharia está há mais de cinco anos no mercado e presta serviços na região de Campinas, na Grande São Paulo, na região de São José do Rio Preto, em Belo Horizonte e em outras cidades de Minas Gerais, do Paraná e de outros estados da federação. Para saber mais, falar com a equipe da WHL, solicitar uma visita técnica ou um orçamento sem compromisso, entre em contato clicando aqui.